Nossos agradecimentos a todos os estudantes participantes e em especial a Rosãngela (Pedagogia), Paulo (Letras) e Rodrigo (Ciências Biológicas) que, de forma direta, colaboraram com o evento.
A Escola Estadual Graciliano Ramos abrilhantou o evento com a apresentação cultural de um coral cantando em Linguagem Brasileira de Sinais - Libras. Foram momentos de muita emoção e envolvimento, pois toda platéia finalizou a apresentação cantando em libras junto com o coral regido pelo Porf.Ezequiel e a Profa. Marcia Patrícia e prof. Tony Fábio.
O Diretor Geral da UNEAL - Campus III, Prof. Ms. Mário Agra fez a abertura do evento parabenizando a todos os presentes pela escolha da temática.
O debate foi enriquecido com a contribuição de vários e importantes debatedores - profissionais respeitados por sua atuação na área da educação especial na UNEAL, no município, no Estado e a nível nacional.
"Quando falamos em Acessibilidade, queremos que os acessos, o direito de ir e vir, sejam paritários e garantidos a todas as pessoas, sejam elas deficientes ou não, aos idosos, grávidas, obesas... Neste sentido, os ambientes sociais é que devem ser transformados " Advogada e Deputada Federal Rosinha da ADEFAL
Representando a Rede Municipal de Ensino a Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado, Porfa. Quitéria Barbosa, Prof. Edmilson Sá, Psicóloga e Profa. Graciele e Profa. Ivana Carla foram MARAVILHOSOS em suas falas!

À dificuldade de acesso aos serviços e infra-estrutura urbanos (transporte precário, saneamento deficiente, drenagem inexistente, dificuldade de abastecimento, difícil acesso aos serviços de saúde, educação e creches, maior exposição à ocorrência de enchentes e desmoronamentos etc.) somam-se menores oportunidades de emprego (particularmente do emprego formal), menores oportunidades de profissionalização, maior exposição à violência (marginal ou policial), discriminação racial, discriminação contra mulheres e crianças, difícil acesso à justiça oficial, difícil acesso ao lazer. A lista é interminável.” (MARICATO, 1996, p. 56-57 apud CARDOSO, 2007).Então, foi nesse sentido, que discutimos sobre essa temática... Mas também falamos sobre transformação social e percebemos que muitas Pessoas com Deficiência, hoje em dia precisam buscar novos olhares, uma vez que muitas transformações já aconteceram e a sociedade tem mudado muito... (Profº Edmilson Sá)

http://cidadeseacessibilidade.blogspot.com/2011/08/2-rodada-sobre-inclusao-diversidade-e.html#comment-form
Lembrando que a Professora Sara Jane, mais uma vez, conseguiu fazer acontecer um evento tão importante para nossa cidade... Espero que tal trabalho, protagonista, seja um norte, um exemplo para o futuro... Que mais à frente, possamos olhar para trás e dizer: "foi por pessoas como a professoras Sara Jane, entre outros que compartilham com ela essa luta, que colhemos, hoje, os frutos de uma sociedade Inclusiva, Diversa e Acessível... Parabéns!!!
ResponderExcluir