A turma"A" de Pedagogia do PGP da UNEAL, Campus III, teve o prazer de ouvir o relato de experiência da Profª Ms. Josefa Adriana Ferro no último dia 16 de julho no Auditório da Instituição, sobre o desenvolvimento do Projeto Sombra e Água Viva.


O projeto atua nas nascentes que abastecem o Rio Coruripe, localizado na região serrana de Palmeira dos Índios. “O objetivo do nosso trabalho é a recuperação e sustentabilidade sócio – ambiental”, explica a coordenadora, Profa. Josefa Adriana. Além da recuperação de nascentes, o projeto envolve ainda um segundo trabalho, o “Quintais Produtivos.” A iniciativa contempla famílias do Sítio Amaro, uma área centenária em hortaliças e rica em nascentes, a ampliar suas produções, com a água das nascentes recuperadas. Os projetos contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios que arrendou 28 tarefas de terras para a produção das famílias.

Além da atuação da professora Josefa Adriana Ferro, o projeto é conduzido com o Secretário de Agricultura do município, Luciano Monteiro, membro da CARPIL, desde março de 2010.
De lá para cá, foram recuperadas 39 nascentes, com um volume de água de 299.240 litros/dia.